Picos do Archer e Papagaio.

Mais uma trilha pelo Parque Nacional da Tijuca. Saímos do Brt-Fundão (terminal Aroldo Melodia) em direção a Leopoldina. De lá pegamos o ônibus 302 sentido Alto da Boa Vista e saltamos na Praça Afonso Viseu (nosso primeiro ponto de referência). Dali caminhamos mais um pouquinho e chegamos à entrada do parque.


Mapa na entrada do parque

Dali seguimos pela pista de asfalto até o Lago das Fadas. Que é praticamente na metade do caminho até o início da trilha de fato. Nosso segundo ponto.

Lago das Fadas.

Continuamos caminhando até chegar no Largo do Bom Retiro (nosso terceiro ponto de referência). Ali você encontra uma bica com água para beber e também banheiros. Essa é a base do início da trilha dos picos. Ali você passa por um guarda e assina um documento com seu nome e telefone (pelo menos um responsável) e assinala quantas pessoas estão entrando na trilha.


Bica d'água no Largo do Bom Retiro.

Da entrada do parque, lá na Praça Afonso Viseu até o Largo do Bom Retiro são aproximadamente 4km. É uma caminhada que testa seu físico e psicológico já no início. Com tudo, é possível subir de carro até o Largo do Bom Retiro, a área possui estacionamento.

A trilha em si. Pico do Archer.

Logo na entrada da trilha, no Largo do Bom Retiro você vai encontrara uma placa sinalizando o circuito dos picos. Dali até o Pico do Archer é uma caminhada com trilha bem marcada, floresta protegendo do sol, placas de sinalização marcando o caminho de forma clara. Você vai caminhar aproximadamente 370m até a trilha principal Transcarioca. Siga na direção Bico do Papagaio e Cocanha. Logo a frente terá uma entrada à esquerda para o Morro do Archer. Serão uns 350m até o cume do pico.



Início da trilha.
A trilha é considerada de dificuldade moderada, com a maior parte do percurso sem dificuldades e com sinalização clara indicando os picos. Do início até o Archer você não levará mais do que 1h.
Trilha bem marcada e sinalizada e com muita sobra por todo trajeto.

Trilha bem marcada e sombra da floresta.

Quando você chegar em uma bifurcação encontrará a placa abaixo.Para esquerda Morro do Archer. À direita Pico do Papagaio.
Dobre à esquerda para o Morro do Archer.

Desse ponto até o alto do morro o caminho é bem rápido. De lá você já terá uma prévia do que irá encontrar no Pico do Papagaio.
Vista do Cúme do Archer.
De volta a trilha principal siga em frente na direção do Pico do Papagaio por aproximadamente 1km e elo caminho você encontrará a gruta do Navio e Papagaio. Também é um trajeto bem marcado, de dificuldade moderada, com sombra e até mesmo uma bica d’água pelo caminho.


Pausa para uma água.

Gruta do Navio.

Da gruta até a bifurcação da sinalização da Cocanha com Papagaio são mais 300m aproximadamente. O que pode parecer pouco, mas na dentro da mata e com o cansaço parece ser bem mais.

Bifurcação Cocanha com Papagaio.


A partir daqui começa a parte mais difícil de toda trilha. Uma subida bem íngreme com trechos de escalaminhada e com pedras deixa essa parte com bastante intensa. Exigindo do trilheiro paciência e atenção. Após passar essa parte você saberá que está chegando ao cume do Papagaio quando avistar uma escada de madeira e um corrimão de corrente. A vista vale muito a pena. Proporciona uma visão quase que de 360º da cidade.

Escalaminhada. Atenção nessa hora.

Finalmente topo. A vista vale todo o esforço.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monumentos Que Falam - um passeio geográfico pelos monumentos do centro do Rio.

Praias da Barra de Guaratiba - praias selvagens de Guaratiba (As queridinhas do momento).

Cachoeira do Mendanha.