Cachoeira do Mendanha.

O mundo inteiro conhece bem o verão do Rio, tem dias que os termômetros marcam facilmente 40º na sombra. Se você não curte praias, uma bela alternativa são as cachoeiras e para sua sorte nós temos algumas.


Possuímos as duas maiores florestas urbanas do mundo. Sim! O Maciço da Pedra Branca (maior floresta urbana do mundo) – onde fica o ponto mais alto da cidade – o Pico da Pedra Branca, localizado dentro Parque Estadual da Pedra Branca e a já conhecida da maioria, a Floresta da Tijuca (segunda maior floresta urbana do mundo). O terceiro grande fragmento florestal da cidade é a Serra do Mendanha - Maciço do Gericinó, protegida em quase sua totalidade pelo Parque Estadual do Mendanha, fazendo divisa ainda com os municípios de Nova Iguaçu e Mesquita. Dentro do parque encontramos uma das maiores e mais bonitas cachoeiras da cidade, a homônina Cachoeira do Mendanha.


Na trilha

Referencial da trilha.
Tempo da trilha: aproximadamente 50 min de caminhada com trechos planos e íngremes.
Nível de dificuldade: leve a moderado.

Dando um mergulho. Água cristalina.



São basicamente dois poços principais. Um em cima e outro embaixo.

Quando visitamos o parque, entramos pelo bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade, sendo possível chegar tanto de transporte público como particular, mas a sinalização para chegar à entrada da trilha não era das melhores.






Mais acima do primeiro poço d’água, o maior e mais profundo de todos, vão se formando pequenas poças em sequência onde é possível mergulhar com água até a altura do peito ou até mais profundo (em épocas de chuvas em que o rio esta cheio). A maioria apresenta pequenas cachoeiras de grande beleza cênica.





Outro poço d'água formado mais acima. Profundidade considerável.

Pequeno poço d'àgua.

Apesar da trilha estar muito mal sinalizada, o percurso é bem marcado já que no verão a cachoeira é muito visitada. Praticamente todo o percurso é dentro de mata atlântica bem preservada com árvores bem altas, o que alivia um pouco o calor e a incidência solar. Caso não saiba nadar ou leve crianças pequenas, é preciso cautela pois os poços são realmente fundos na cheia, formando verdadeiras piscinas naturais, onde podem ocorrer afogamentos. Além disso, caso veja formação de nuvens ou chuva nas partes altas do rio (cabeceiras e áreas de nascentes na montanha) e na região como um todo, é preciso cuidado redobrado pois podem ocorrer cabeças d'água. As cabeças d'água são enxurradas repentinas que ocorrem nos rios devido as chuvas, aumentando rapidamente seu nível, volume e correnteza, arrastando praticamente tudo ao longo do leito. Alguns sinais que podem indicar a ocorrência de uma cabeça d'água, além das próprias chuvas, é a mudança brusca na água do rio que deixa de ser cristalina e fica turva com grande quantidade de sedimentos e o carregamento de folhas, galhos e material do fundo. Caso observe esses sinais, saia imediatamente da água e da margem do rio, mantendo a maior distância possível.

Fora isso, em um dia ensolarado do verão carioca, a visita a cachoeira do Mendanha é um passeio muito agradável e refrescante! Vale muuuuuito a pena conhecer mais essa maravilha!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monumentos Que Falam - um passeio geográfico pelos monumentos do centro do Rio.

Praias da Barra de Guaratiba - praias selvagens de Guaratiba (As queridinhas do momento).