Essa foi difícil, ou melhor, foi Osso!!! Trilha da Pedra Osso, mais uma aventura pra conta!

Deixando os trocadilhos de lado, vamos ao que interessa! Recentemente resolvemos encarar a Trilha da pedra do Osso, dentro do Parque Estadual da Pedra Branca. Fazia tempo que estávamos planejando fazer uma trilha da Pedra Branca e também completar mais um dos trechos que constituem a Trilha Transcarioca.

A Trilha da Pedra do Osso fica no núcleo ou sub-sede Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca. O endereço é Rua do Governo s/n° no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio. O acesso ao local não é tão fácil, pois fica no final de uma rua residencial sem transporte próximo e longe da estação de trem de Padre Miguel ou Realengo. Então, dessa vez optamos  por ir de carro saindo da Ilha do Governador, o que levou pouco mais de 1h até lá. O parque não conta com estacionamento, tivemos que deixar o carro na rua mesmo.

Entrada do Núcleo Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca

Placa informativa do Parque com as principais normas de uso

O parque é, infelizmente, umas das poucas opções de lazer da região, cercada por comunidades carentes. Como fomos em dia de semana, não estava muito cheio. Logo na entrada encontramos uma pequena barragem que forma uma piscina natural (onde nos refrescamos e relaxamos na volta da trilha), equipamentos de ginástica e brinquedos para crianças.


Piscina natural
Banho refrescante!
 A entrada para trilha fica logo após os sanitários públicos a esquerda, com o início dentro de um trecho de mata onde podemos observar algumas áreas em processo de recuperação com plantio de mudas. O início da trilha é bem tranquilo, mas conforme vamos avançando ao longo dos seus 4,8km de comprimento, a dificuldade aumenta consideravelmente. A trilha tem uma inclinação que varia 30 a 45°, o que exige bastante das nossas panturrilhas!!


Início da trilha

Trecho da trilha em recuperação


O início da trilha esta bem marcado e sinalizado, no entanto da segunda metade para o fim, a trilha está totalmente sem manutenção. A maior parte está parcial ou totalmente fechada, principalmente  por capim navalha de quase 2m de altura. Não fomos preparadas para enfrentar esses obstáculos, então ao fim da trilha estávamos todos cortados e arranhados pela vegetação. Nessas condições o ideal é ir com calca comprida e camisa de manga comprida de tecidos bem leves, pois além do matagal, o sol é mais um obstáculo a ser vencido (talvez o pior de todos!). Como grande parte da trilha é aberta, parece que estamos andando no deserto do Saara, sem uma brisa refrescante sequer. É primordial levar muita água, pois com o calor suamos muito e rapidamente ficamos desidratados e não encontramos nenhum ponto de hidratação viável. Além de é claro, tomar um banho de protetor solar.





Do meio da trilha já conseguimos ver os dois principais atrativos, a pedra do Osso e a Pedra Jesus Vem. Conforme vamos chegando próximos ao cume, já temos uma bela vista da Zona Oeste do Rio, onde conseguimos tirar algumas fotos bem legais.










A parte final da trilha é mais difícil. Além do matagal de capim navalha, temos que fazer um a escalaminhada na pedra para ter acesso a pedra do osso. Superando esse trecho saímos parte de trás 
 dela, sobre sua base. Infelizmente, a Pedra do Osso está cheia de pichações que estragam a beleza natural da formação, mas não diminuem o impacto que ela no causa. Não tem como não olhar pra ela e pensar como que está ali há tantos milhares de anos cuidadosamente equilibrada!
Escalaminhada que dá acesso a Pedra do Osso.






A vista de lá também é incrível, principalmente pra quem gosta de trilhas urbanas, a visão desta parte da cidade é bem ampla e permite uma reflexão sobre o processo de formação e expansão do Rio de Janeiro. Para os amantes de escalada, a pedra ainda possui uma via de escalada que permite chegar ao seu topo, mas nós preferimos ficar na base mesmo!!



Por enquanto é isso! Esperamos que tenham gostado e caso se animem de ir fazer esta trilha não esqueça as dicas e aproveite ao máximo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monumentos Que Falam - um passeio geográfico pelos monumentos do centro do Rio.

Cachoeira do Mendanha.

Praias da Barra de Guaratiba - praias selvagens de Guaratiba (As queridinhas do momento).