Carnaval de Rua do Rio: O maior espetáculo da Terra chegou!

Como bons cariocas, não podia faltar aqui um guia rápido de dicas sobre o melhor carnaval do mundo!

O carnaval do Rio de Janeiro é famoso mundialmente pelo majestoso e glamoroso desfile das escolas de samba na Sapucaí, o que de fato é um grande espetáculo que recomendamos a todos ir pelo menos uma vez na vida. Mas esse post vem falar do Carnaval de Rua que arrasta multidões cada vez maiores pelas ruas da cidade maravilhosa.

Carnaval de Rua do Rio em 2018, conta com quase 600 desfiles (!!!!) dos blocos tanto no pré-carnaval quanto nos dias oficiais de folia! É bloco pra todos os gostos!  Diferentemente do desfile na Sapucaí, os blocos no Rio são totalmente gratuitos, o que torna a folia muito mais democrática e acessível a qualquer pessoa. É só chegar junto com sua fantasia mais criativa e o sorriso mais alegre no rosto. Mas é importante ficar atento a algumas coisas, pois como em qualquer outro lugar, sempre existe gente mal-intencionada! Top dez de dicas pra vc curtir seu carnaval de rua no Rio com segurança e alegria:

1° - Não é não. Não seja a pessoa babaca que fica forçando a barra e enchendo o saco, sendo grosseiro e violento. Respeito é bom e todo mundo gosta! Tomem cuidado com seu copo ou bebida, são muitos os relatos de gente que levou um boa noite Cinderela. Muita atenção!

Respeita as mina!

2° - Jamais carregue sua carteira, celular e pertences de valor nos bolsos de sua calça, short, bermuda e afins. Acredite, alguém vai conseguir pega-los e você não vai nem se dar conta. O ideal é carregar uma bolsa com duplo fecho (um zíper e mais uma aba com botão por cima, por exemplo) ou uma cartucheira por dentro da roupa. Essa é dica de quem já foi assaltada/furtada 5 vezes nessa cidade;

Que Deus abençoou! - Bloco Escravos da Mauá no pré-carnaval


3° - A cerveja e tudo nessa vida anda pela hora da morte! Então, a boa é levar seu isoporzinho ou bolsa térmica com gelo. Achar um latão por 5 reais virou quase missão impossível e comprando no mercado você vai economizar um dinheiro considerável!! Combine com a galera, cada um levando um pouco e revezando na hora de carregar não fica pesado pra ninguém!


4° - Se ainda assim você preferir ficar livre de ter que carregar peso e comprar no amigo camelô, prefira pagar em dinheiro. Muitos ambulantes já têm máquina de cartão. Mas aí o cuidado tem que ser redobrado, pois o seu cartão pode ser clonado ou mesmo passarem um valor maior do que realmente é enquanto você está distraído olhando pro/a crush;

5° - Aguente ao máximo até o primeiro xixi, porque depois todo mundo sabe que é um atrás do outro e achar banheiro é uma desgraça!! Não tem banheiro químico que dê conta de tanta gente e os estabelecimentos comerciais se aproveitam da situação pra cobrar pelo uso do sanitário. A guarda municipal vai em cima dos mijões de plantão e a multa é no salgadíssimo valor de R$516!!! Então, assim que chegar no bloco, encontre os banheiros mais próximos e tente não ficar muito longe deles pra depois não ter que atravessar uma multidão pra fazer xixi;

Sant Seya unidos com sua força! - Bloco Marcha Nerd

6° - Não preciso nem dizer pra não jogar o lixo no chão né?!?! É provável que todas as lixeiras próximas de você estejam transbordando, mas ainda assim é melhor você tentar deixar sua latinha numa lixeira do que correr o risco de ser multado por isso também! O menor valor de multa por jogar lixo no chão é R$128,00, mas dependendo do que for pode chegar a mais de mil reais. Não seja um porquinho!

7° - Sim, a mobilidade urbana e o transporte público no Rio de Janeiro é uma bosta. Muito ruim mesmo. Pra você não se estressar em filas gigantescas e perder aquele bloquinho super legal, adquira e carregue um cartão riocard com um valor suficiente para todo o carnaval. Ele pode ser usado em todos os meios de transporte da cidade (ônibus, trem, VLT, BRT, barcas e metrô). Você pode adquirir um cartão nos terminas do BRT, VLT e lojas rio card. Como as ruas ficam caóticas e muitas são interditadas por causa dos carros alegóricos que estão indo pra Sapucaí e do desfile dos blocos, prefira sempre o metrô e trem para chegar aos locais;



8° - Na hora de curtir, dançar e pular na hora que tocar “Você pagou com traição, a quem sempre te deu à mão” lembre-se que existem mais 90827487289738794 pessoas no mesmo metro quadrado que você. Então, seja educado e respeite o espaço do outro, cuidado com o pé do amigo. Diga sim ao “com licença”!

Bloco Multibloco - Pré carnaval

9° - Fantasie-se!! Não importa do que, caixa de fósforo, abacaxi, palhaço, são muitas as opções!! Entre no clima, liberte sua criatividade, joga aquela purpurina na cara e vai!! As fantasias fazem toda a diferença e é uma sensação incrível quando você chega num bloco que a galera em peso está fantasiada! Não existe nada mais divertido do que pegar um ônibus com o motorista vestido de havaiano. É o tipo de coisas que só o carnaval propicia!

Abertura não oficial do Carnaval


10° -  O carnaval é a época mais maravilhosa do ano! Apesar dos problemas, a grande maioria das pessoas vai pra rua ser feliz, brincar e esquecer dos problemas! Essa é a magia! Aproveite ao máximo esse momento de universo paralelo, faça novos amigos, cante até ficar rouco, pule e dance até doer os pés e protagonize aquela boa história que você vai se lembrar e dar aquela gargalhada daqui a dez anos. Viva o Carnaval! Viva a folia!.

Bloco Cordão do Boitatá


Para fechar esse post, pra gente como nós que não gosta muito dos blocos absurdamente cheios, aqui vai a listinha dos nossos queridinhos por dia de folia:

-Sábado de Carnaval (10/02) -Multibloco (8h – Rua Dídimo), Terreirada Cearense (13h – Quinta da Boa Vista)
-Domingo (11/02) – Cordão do Boitatá (11h – Praça XV), Marcha Nerd (14h – Praça Xavier de Brito), Banda do Inválidos (18:30h – Rua dos Inválidos)
-Segunda (12/02) – Dinossauros nacionais (12h – Largo São Franscisco de Paula), Banda da Amizade (15h - Rua Tadeu Kosciusco)
-Terça (13/02) – Orquetra Voadora (13h – Aterro do Flamengo), Banda das Quengas (16h - Rua Washington Luiz), Enxota que eu vou (18h – Praça Tiradentes)

Vale lembrar que tem muitos blocos espontâneos que surgem aleatoriamente quando junta mais de 3 pessoas com instrumentos e também os palquinhos pela cidade. Será que esse ano vai ter “Suco de luz, suco de luz, permite rejuvenesceeeeer”??

BOM CARNAVAAAALL!!


Depois que acaba o Carná a gente tá como!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monumentos Que Falam - um passeio geográfico pelos monumentos do centro do Rio.

Praias da Barra de Guaratiba - praias selvagens de Guaratiba (As queridinhas do momento).

Cachoeira do Mendanha.